A infecção intestinal é uma doença parasitária, ou seja, provocada por parasitas, e na maioria das vezes está relacionada com a ingestão de alimentos contaminados por bactérias, vírus e fungos.

Existem várias bactérias causadoras da infecção intestinal, como a Salmonella ou E. Coli., e a contaminação é mais comum em épocas quentes do ano, atingindo principalmente crianças e pacientes idosos.

Os primeiros sintomas percebidos quando há a infecção intestinal são a diarreia e dores abdominais, dor de cabeça e mal estar. Algumas pessoas podem apresentar sintomas leves como diarreias moderadas ou apenas desconforto abdominais. Outros podem apresentar sintomas graves, como comprometimento de toda a região intestinal.

Se aparecerem sintomas como febre alta, diarréia severa (que não apresenta melhora entre 24/72 horas), desidratação, diarreia com sangue ou por mais de duas semanas e febre, procure um atendimento médico. Os sintomas agravam-se também de acordo coma idade, sendo mais preocupantes em grávidas, bebês e idosos, uma vez que para essas pessoas a desidratação é maior.

Todas as pessoas estão sujeitas a infecção intestinal. uma das maneiras mais comuns de se evitar é manter bons hábitos de higiene, principalmente entre as crianças que não têm o hábito frequente de lavar as mãos. Saber como lavar verduras, frutas e legumes corretamente também é essencial para a proteção contra a infecção intestinal e outras doenças.

Beber apenas água de fonte segura (não necessariamente mineral: você também pode filtrar ou ferver a água) também é outra dica para a prevenção da infecção intestinal. Quando o tratamento da infecção intestinal é feito em casa é necessário manter o paciente sempre hidratado. Quanto mais intensa for a diarréia maior deverá ser a reposição de líquidos. Já existem soluções prontas para hidratação à venda nas farmácias.

Uma opção muito importante é a ingestão do soro caseiro que pode ser feito utilizando uma colher de chá de sal e uma colher de sobremesa de açúcar, ambos diluídos em um litro de água fervida ou filtrada. O suco de laranja natural é outra indicação, pois mantém o organismo bem hidratado e ajuda a fortalecer as defesas da flora intestinal.

A alimentação deve ser baseada em legumes cozidos, frutas, verduras e legumes. Alimentos conhecidos por “prender” o intestino não são recomendados. Se persistirem os sintomas da infecção intestinal, mesmo que leves, procure um médico o mais rápido possível…