O coração é o principal órgão do corpo. Então, vejamos dicas simples para ter um coração saudável e uma vida feliz:

- A pobre gema do ovo leva muita culpa por conter colesterol em grandes quantidades. Mas o que muitos não sabem, é que a redução de colesterol na dieta torna-se mais eficaz quando é feita através da eliminação das gorduras (laticínios gordos, carnes vermelhas, etc.). Pobre gema. Deve ser reduzida, mas não é a forma mais eficiente de combater o colesterol.

- Substituir, na confecção de alimentos, óleo por azeite. Isto aumenta a quantidade de gorduras monoinsaturadas, que são benéficas.

- Uma palavra sobre… Frituras, fast-food, biscoitos e alimentos processados em geral: NÃO. Isso todo mundo deve saber, pois são fontes de gorduras trans e aumentam o colesterol LDL.

- Ao invés de… utilizar só o peso para medir seus progressos na dieta, meça também a circunferência abdominal. A associação desses dois parâmetros é bastante eficaz.

- Técnicas de relaxamento (meditação, yoga) são benéficas ao extremo. Reduzindo o stress, fortalecemos nossa imunidade e aumenta nosso bem estar. Seu coração agradece.

- Ingerir pequenas fontes de ácidos graxos ômega-3 é recomendado. Fontes como nozes, castanhas, peixes e óleos vegetais (milho, girassol e soja) são bastante ricas nessas substâncias.

- Fumar é o fim. Aumenta a pressão arterial, prejudica a circulação, piora a função pulmonar, aumenta o risco de câncer. Em 5 anos de abstinência, um ex-fumante retorna ao risco populacional de câncer de um não fumante. Dá trabalho, mas vale a pena.

- Adote comportamentos mais ativos ao longo do dia. Ao invés de subir de elevador, use a escada. Caminhe mais nos seus percursos diários. Faça mais força muscular (carregar peso, por exemplo). Acumulando 30 minutos de atividade física moderada por dia, nesses pequenos atos, seu organismo agradece.

- Ria frequentemente. Relaxa, reduz o stress, fortalece a imunidade. Liste coisas que te façam rir (exemplo, os comentários engraçadinhos do Dr Health aqui na PdH) e cerque-se disso.

- Explore os derivados da soja na sua alimentação. Muitos deles podem substituir os alimentos mais gordurosos (ex: Queijo comum x Tofu), e a soja é bem mais saudável.

Siga as dicas e fique de bem com seu coração…