Como se Alimentar de Maneira Saudável no Inverno

Como se Alimentar de Maneira Saudável no Inverno

No inverno nossa fome parece aumentar, a preguiça para as atividades físicas aparece e as comidas calóricas são tentadoras. Mas no frio, há um aumento da necessidade calórica para manter a temperatura do corpo. Apesar do aumento da fome (como reação do corpo buscando mais energia, usada para controlar a temperatura), é bom não abusar.

Não é só importante mencionar as calorias mais ingeridas no inverno, mas se estes excessos perdurarem pode ocasionar o aumento de gordura corporal e, com isso, alterações nos níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e inclusive elevação da pressão arterial, representando assim maiores riscos de problemas cardiovasculares..

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Chás

Os chás são uma ótima alternativa para esquentar o corpo. O ideal são os de ervas ou de frutas secas, como laranja, maracujá e maçã. À noite, procure evitar o chá preto e mate, por serem muito estimulantes, já que contém cafeína.

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Frutas, verduras e legumes

No inverno, aumenta a incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias. Por isso, uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes, aumenta a resistência imunológica, deixando o organismo menos susceptível a essas ocorrências. Assim, o inverno não é desculpa para exagerar nos doces, queijos, massas nem para aposentar a salada.

Além disso, vale apostar nos alimentos da estação. Nos meses de outono/inverno as safras são das frutas cíticas (laranja, limão, tangerina) bem como uva, pêra, maçã, morango, romã, abacate, caqui. Já os legumes e verduras dessa época são batata doce, inhame, mandioca. milho verde, couve-flor, couve manteiga, brócolis, abóbora, mandioquinha, rabanete, agrião, almeirão…

Nosso país é muito rico em variedades de alimentos, aproveite disso para variar o cardápio entre as épocas do ano e ainda fazer uma economia, pois as frutas e legumes da estação são mais baratas.

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Sopas

Você pode aproveitar os legumes e hortaliças da estação para fazer sopas. Este prato aquece o corpo, é muito nutritivo, pouco calórico e rico em vitaminas e minerais antioxidantes que reforçam as defesas do seu organismo. Uma dica valiosa é que as sopas devem ser preparadas sem adição de creme de leite ou massas, podendo ser acrescentadas fibras como farelo de trigo ou de aveia.

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Dicas gerais

– O chocolate quente pode ser substituído por chá com adoçante, ou então prepare com leite desnatado e achocolatado light.

– Os queijos amarelos devem ser trocados pelos brancos ou light.

– No caso de não resistir ao fondue, dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijos magros.

– Quando for comer massas, prefira os molhos magros, como o de tomate, por exemplo.

– Alimentos ricos em fibras dão sensação de saciedade, como arroz integral, farelo de trigo, aveia, pão integral.

– Não deixe o sedentarismo tomar conta de você, pratique exercícios regularmente.

– Independente da estação, não esqueça de fracionar sua alimentação, isto é, faça de cinco a seis refeições por dia. Procure comer bem devagar e em ambientes tranquilos. Desta forma você saberá quando realmente estiver satisfeito.

Dá pra manter seu inverno gostoso, aconchegante e agradável sem deixar de ser saudável. Tente se adaptar com apenas estes pequenos ajustes verá que são dicas muito eficientes. 😉

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