Como as Gestantes Podem Praticar Exercícios Físicos Sem Risco

Como as Gestantes Podem Praticar Exercícios Físicos Sem Risco

A gravidez é momento mágico no qual a mulher vê seu corpo passar por diversas mudanças. Exercitar-se durante a gestação é indicado, mas a futura mamãe deve tomar cuidado não só com os tipos de exercício físico que escolhe praticar, como com a intensidade, duração e frequência deles.

Um dos melhores exercícios físicos para as mulheres grávidas é a caminhada, porque ela ajuda a manter a forma sem sobrecarregar os joelhos e tornozelos. O ideal é se exercitar pelo menos três vezes por semana, para garantir os benefícios que as atividades físicas proporcionam à saúde.

Além da frequência, a gestante deve ficar atenta à hidratação. O ideal é que ela beba água antes, durante e depois das atividades físicas. Outra dica é evitar modalidades que tenham mudanças bruscas de direção e giros, pelo risco de queda e entorses que essas atividades oferecem.

Saltos e corridas também não são indicados porque, em geral, são atividades intensas que podem prejudicar o assoalho pélvico, aumentando o risco de incontinência urinária. Os exercícios aeróbicos, como natação, ciclismo e hidroginástica, estão liberados desde que em intensidade de leve à moderada.

É importante ressaltar também que a gestante não pode realizar exercícios físicos sem se alimentar. Há riscos de hipoglicemia (diminuição da glicose no sangue). Esse risco também é considerável se a atividade for muito intensa ou prolongada (mais de 45 minutos contínuos).

É essencial que antes de se exercitar, a gestante consulte seu médico e verifique qual intensidade e frequência são os mais indicados…

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