A tosse seca é um problema muito comum, principalmente para as pessoas que possuem outras alergias como a rinite. Tossir é um problema que incomoda muito e atrapalha nas atividades diárias. Veja algumas dicas de como aliviar a tosse seca.

Tosse seca: é aquela na qual não há febre nem presença de secreção nasal amarelada. Pode ocorrer coriza (secreção transparente que escorre das narinas), dor na garganta com sensação de algo raspando e dor de cabeça.

É importante lembrar de que o termo ‘seca’ sugere sem secreção. Nesse tipo de tosse normalmente não ocorre febre nem desanimo exagerado, pois esses indicariam outros problemas de saúde.

Tosse produtiva: é aquela na qual há febre, secreção amarelada nasal ou expelida após a tosse. Ela é acarretada devido a um foco infeccioso. Só de ouvir o som do tossir há como saber se existe secreção pulmonar. Esse tipo de problema é muito frequente no caso de infecções pulmonares (pneumonia), sinusite (infecção dos seios da face), faringite e amigdalite.

É importante diferenciarmos os tipos de tosse, pois cada uma indica uma doença diferente, e os tratamentos também seguem caminhos contrários. Existem medicamentos para melhorar esse sintoma tão desagradável e, também, outros métodos que também são muito eficazes.

No caso da tosse devido a alergias, o ideal é utilizar um antialérgico como a Loratadina. Alguns xaropes para tosse vendidos nas farmácias possuem antialérgicos de efeito rápido, que são uma ótima opção para quem não aguenta mais esse sintoma.

Outra dica é evitar o que está causando a alergia. Ou seja, retire tapetes, cortinas, almofadas, ursos de pelúcia, objetos empoeirados de perto da pessoa que está com tossindo. Todos os objetos que possam reter poeira e ácaros devem ser mantidos longe do doente. Evitar o cigarro e bebidas geladas também ajuda muito.

Essa é a melhor medida para eliminar e evitar novas crises de tosse, pois estamos retirando a causa do problema. Para quem procura algo mais natural que seja eficaz para acabar com essa irritação, existe a opção do xarope caseiro de cenoura:

  • Triture 3 ou 4 cenouras no liquidificador com 2 copos de água;
  • Coe a água, acrescente meio copo de mel;
  • Leve ao fogo por 10 minutos;
  • Retire do fogo e guarde;
  • Tome 5 colheres desse xarope natural por dia. Mas, junto com essa dica tome bastante água, deixando a garganta sempre úmida para evitar inflamação.

Se a tosse não melhorar e começar aparecer secreção de coloração amarelada ou esverdeada, febre, dor torácica, falta de ar, mal estar geral, procure imediatamente um médico…